sexta-feira, 24 de junho de 2011

Vândalos quebraram imagem de Nossa Senhora no Parque do Ingá





Vandalismo ou crítica?

A direção do Parque do Ingá lamenta os atos de vandalismo registrados no Parque do Ingá no final de semana, e pede à população para denunciar a depredação das atrações. Na madrugada de sábado vândalos invadiram o Parque, violaram a cúpula de proteção e quebraram a base da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A Cúria Metropolitana emitiu nota lamentando o ato de vandalismo ou fanatismo religioso contra a imagem, entronizada na nova gruta no último dia 5 de junho pelo arcebispo Dom Anuar Battisti com a presença de milhares de fiéis. No último domingo, quando aproximadamente 30 mil pessoas visitaram o Parque do Ingá, foram registrados novos atos de vandalismo e desrespeito às áreas isoladas.

Visitantes quebraram parte de um animal do Cenário da Mata Atlântica, arrombaram duas vezes o portão 2 de acesso a partir da Vila Operária e utilizaram a passarela interditada para reforma, atiraram medicamento na jaula do macaco, roubaram o porta-velas da nova gruta, pisotearam vários pontos da vegetação e tentaram violar o portão de serviços da avenida Anchieta.

Nesta segunda-feira, quando os funcionários fizeram a limpeza da gruta, encontraram fragmentos e algumas bombas de pólvora sem detonar. Artefatos possivelmente utilizados na destruição da cúpula e nos danos à imagem da santa, ato mais grave registrado no Parque. O gerente da Guarda Municipal, Paulo Mantovani, apela à comunidade para denunciar os casos de vandalismo no Parque, “especialmente contra a imagem de Nossa Senhora Aparecida”.

Segundo Mantovani a Polícia Militar se prontificou a fazer rondas no Parque durante os horários de visitação, e a Polícia Civil está investigando o ataque à imagem. “Contamos com a colaboração das pessoas, inclusive de alguns frequentadores da pista de caminhada que viram jovens pulando a cerca do Parque na madrugada de sábado”, afirmou. As denuncias podem ser feitas pelos telefones 3901-2222 e 9118-3468, da Guarda Municipal.

Ainda no sábado, o arcebispo dom Anuar Battisti divulgou nota da Cúria Metropolitana lamentando o ato contra a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Na nota, dom Anuar diz perdoar “a ofensa de que nos sentimos vítimas em nosso amor por Maria, Mãe de Jesus, cuja imagem foi mutilada”, ao mesmo tempo recomenda a todos os fieis da Igreja Católica que se abstenham de qualquer interpretação ou ato de ofensa contra quem quer seja.

A nota pede ainda às autoridades competentes a apuração da autoria do delito e sua punição, “a fim de deixar claro seu compromisso com a convivência harmoniosa da vida em sociedade”. O prefeito Silvio Barros esteve no Parque do Ingá no sábado pela manhã, e disse ter ficado impressionado e decepcionado. “É lamentável que pessoas pensem em destruir uma imagem que tem um significado muito grande para boa parte da população", disse.

Fonte:
http://www.maringa.com/noticias/9437/Vandalos+quebraram+imagem+de+Nossa+Senhora+no+Parque+do+Inga

Nenhum comentário:

Postar um comentário